FALAR EM PÚBLICO – A habilidade que você pode construir
Você sente pavor de se levantar numa reunião da empresa e apresentar seu projeto. E se entrar em parafuso e tropeçar nas palavras? E se esquecer totalmente o que pretendia dizer? Isso poderá criar uma situação humilhante! Ou até pôr fim à sua carreira! E, quem sabe, a ideia em que você acredita nunca seja divulgada!
Esses temores podem tirar seu sono. Mas saiba de uma coisa: quase todo mundo já sentiu medo de falar em público. Estudos que pedem a pessoas para listar seus maiores medos costumam apontá-lo como o mais temido, superando o medo de altura, de águas profundas — e até da morte. Por que isso acontece? O microfone não esconde uma aranha venenosa. O risco de você cair do palco e morrer é zero. A plateia não vai atacá-lo com forquilhas. Então, por que essa angústia?
Porque há muita coisa em jogo. Não se trata só da situação momentânea, mas da nossa reputação em longo prazo. A maneira como os outros nos veem tem enorme importância. Somos criaturas essencialmente sociais. Desejamos o afeto, o respeito e o apoio dos outros. Em enormes proporções, nossa felicidade futura depende dessas realidades. Para nós, o que acontece num palco afeta substancialmente esses valores sociais, para o bem ou para o mal.
Entretanto, com a atitude mental correta, pode-se usar o medo como um trunfo valioso. Ele pode ser o elemento capaz de convencer o palestrante a se preparar de forma adequada.
Anderson, Chris. TED Talks: O guia oficial do TED para falar em público