A diferença entre as pessoas que realizam suas metas e aquelas que não; está na forma como se relacionam com as mesmas, ou seja, em como estruturam os seus resultados. Não adianta dizer simplesmente eu quero isso, sem delinear como, quando, porque, onde e como tudo será feito.
Colocar, por exemplo, um lembrete no espelho do banheiro falando sobre os 5 kg que deseja perder não basta. É preciso listar as ações que te levarão a ser bem-sucedido. Isso inclui definir prazos claros, investir em reeducação alimentar, no controle da ansiedade e em fazer exercícios com frequência. Não é mágica, mas sim planejamento.
Não basta apenas fazer uma lista de alvos soltos. Para conquistar resultados consistentes, tudo precisa estar bem detalhado, planejado e também ser um fator de motivação para você.
Neste sentido, o método SMART é uma poderosa ferramenta para estruturar os alvos e ajudar em sua concretização efetivamente. Consiste na tradução do acrônimo em inglês:
- Specifics – Específicos;
- Measurable – Mensuráveis;
- Agreed – Alcançáveis;
- Realistic – Realistas;
- Timed – Datas e prazos.
Todos estes elementos, aliados à ação (colocar em prática), ajudam a definir, organizar e realizar suas metas de forma objetiva e acelerada.