Na Teoria Clássica da Administração, o trabalhador era tratado de forma mecânica. Com o surgimento da Teoria de Relações Humanas foram criadas novas perspectivas para a Administração, que tem como objetivo identificar os sentimentos e atividades dos trabalhadores e como esses dois pontos se interligavam.
Com isso, o homem passou a ser visto como “social” e não mais como “econômico”. O homem social possui um comportamento dinâmico e complexo, atuando como centro da discussão. Essa mudança é muito importante para as empresas, uma vez que a tomada de decisão precisa levar em consideração seus colaboradores e suas necessidades com relação ao trabalho.
Como surgiu a Teoria das Relações Humanas?
A Teoria das Relações Humanas surgiu durante a Grande Crise de 1929, que ocorreu devido à quebra da bolsa de valores de Nova York, onde os grandes empresários viram a necessidade de humanizar e democratizar a Administração, bem como a maneira como conduziam o tratamento dos trabalhadores que faziam parte de suas empresas. Foi uma forma de libertá-la dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica.
Até então, eles apenas conheciam como forma de tratamento aquela conceituada pela Teoria Clássica, que via os trabalhadores apenas como máquinas, que deveriam trabalhar por horas e horas, sob condições precárias de trabalho. Com o passar do tempo, e devido à crise de 29, a Teoria ou Escola das Relações Humanas trouxe novos conceitos, mostrando que uma das formas que as empresas poderiam utilizar para se recuperarem, era começar a analisar melhor as complexidades que envolviam seus colaboradores.
De acordo com os estudos desta nova e revolucionária Teoria, os trabalhadores deveriam, a partir de agora, ser tratados e vistos como seres humanos, com sentimentos, anseios e necessidades, derrubando por terra o tratamento que recebiam anteriormente, que os via apenas de forma mecânica. Além disso, este conceito teórico fez com que o homem passasse a ser enxergado como parte de um sistema social, com demandas sociais e biológicas.
Por fim, a Teoria das Relações Humanas da Administração também fez com empresários passassem a enxergar seus trabalhadores com necessidades de segurança, afetivas, de prestígio, em constante busca por aprovação social e de sua autorrealização.
Saiba mais: https://www.ibccoaching.com.br/portal/conheca-teoria-de-relacoes-humanas-da-administracao/