A IMPORTÂNCIA DE COMPARTILHAR CONHECIMENTO NO TRABALHO

By 29 de Junho de 2018Sem categoria

Compartilhar conhecimento no ambiente de trabalho é uma forma que as empresas têm de se manterem vivas e competitivas. Você pode incentivar a gestão do conhecimento dentro da sua empresa por meio de oficinas ou pelo EAD (Ensino à Distância), para que assim, seus colaboradores possam sempre contribuir para o melhor desempenho da organização.

Uma empresa competitiva precisa adquirir, renovar e disseminar o conhecimento que utiliza para operar seus negócios e se manter inovadora no mercado. Grande parte das organizações ainda não consolidou essa cultura, talvez por descaso ou talvez porque não saibam como agir de maneira efetiva, garantindo a segurança que necessitam.

Ainda há empresas que encontram dificuldades em gerir as estratégias da gestão do conhecimento, mesmo dispondo de conhecimento e inovação. Afinal, o que acontece com essas empresas? Em geral, as pessoas se portam como cumpridoras de tarefas, e talvez, por medo ou receio, não compartilham suas técnicas e conceitos. Com isso, acabam guardando para si o saber adquirido ao solucionar tal problema e ao enfrentar os desafios organizacionais, aprisionando o conhecimento que possuem.

Assim como também há as organizações que já avançaram nesse aspecto, contando com práticas, políticas de manutenção e desenvolvimento das pessoas responsáveis pelos resultados, porém precisam ganhar uma agilidade cada vez maior, adquirir e repassar conhecimento com rapidez e assim garantir que seus colaboradores estarão sempre preparados para solucionar problemas e oferecerem respostas satisfatórias.

Fonte: https://www.ibccoaching.com.br/portal/artigos/a-importancia-de-compartilhar-conhecimento-no-trabalho/