INTEGRIDADE – COMO RECONHECER NAS PESSOAS

By 27 de Julho de 2018Sem categoria

Você já trabalhou com alguém que gosta de levar vantagem em tudo? Pode ser aquele que incentiva fofoca falando mal dos outros pelas costas, que empurra trabalho para o outro ou para debaixo do tapete ou ainda que cópia e cola as tarefas. Se você conhece alguém que já fez isso, saiba que isso é falta de integridade.

A integridade é uma daquelas características que a pessoa tem ou não tem. Não é possível ser “meio íntegro”. Esse atributo está relacionado diretamente a conduta ética, honra e educação. É a inteireza do que pensamos, dizemos e fazemos. É a congruência de nossas palavras e ações com relação ao mundo interno e externo. O indivíduo íntegro mantém sua conduta reta mesmo diante de situações em que poderia tirar algum proveito para si. O discurso, comprometimento e tomadas de decisões dele são orientados 100% do tempo pela ética, transparência e honestidade. Além disso, ele é alinhado com suas crenças, convicções e se destaca pelo alto grau de responsabilidade e dedicação em toda e qualquer atividade que se propõe a fazer.

Parece que ser íntegro é o fundamento básico para se trabalhar em uma empresa, não é mesmo? Porém, há funcionários que não entendem bem esse conceito ou que simplesmente não tem esse atributo.

Vou trazer uma situação hipotética para você. Imagine o líder de área chama o time para apresentar uma situação problemática pela qual a empresa está passando. No fim da explicação ele pede que cada um avalie o cenário e pense em uma solução para mostrar em uma reunião no dia seguinte. Seguindo a orientação, o funcionário estuda o que está acontecendo, reflete sobre o que poderia ser alterado, escreve sua ideia em um bloquinho de anotações e deixa na mesa. Na reunião, o líder pede que cada um apresente sua ideia. Antes dele mostrar a reflexão, o colega que senta ao lado dele todos os dias, tem a ideia exatamente igual. No fim do dia, ele conversa com esse colega e descobre que ele deliberadamente fuçou nas anotações e pegou a ideia.

A situação acima parece íntegra para você? Nem um pouco! Uma pessoa ética iria pensar em algo sozinho ou pedir ajuda aos colegas, mas jamais roubar uma ideia de outra pessoa. Uma pessoa com atitudes como a do colega tem tendência a ser mais competitivo e usar da filosofia de que “os fins justificam os meios”.

Não é preciso ser um constante vigilante no seu ambiente de trabalho. Até porque é preciso se concentrar nos afazeres. Mas é interessante ficar atento aquelas pessoas em que você ainda não estabeleceu uma relação de confiança

Fonte: https://www.ibccoaching.com.br/portal/artigos/integridade-como-reconhecer-nas-pessoas/