ARTIGOS & MENSAGENS 

VOCÊ SE SENTE PRESO? (por Roberto Shinyashiki)

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Uma das coisas que mais me chamavam atenção quando eu era terapeuta era a “falta de comprometimento com mudança”.

Então, muitas vezes eu voltava para casa depois de ter atendido 8, 9, 10 pessoas por dia…

E eu ficava com aquela sensação de que as pessoas iam para o terapeuta para mostrar para mim que elas eram maravilhosas e sempre tinha uma outra pessoa errada. ⠀⠀

Eu lembro que depois de 15, 20 minutos da pessoa falando sobre o seu companheiro, ou sobre os seus pais, da sua empresa, ela sempre colocava a culpa na esposa/esposo, nos pais.

E aí eu falava para essa pessoa: “Seu marido não está aqui, não adianta a gente falar sobre ele porque eu não consigo fazer nada para mudá-lo. Eu consigo fazer alguma coisa para você mudar, para você ser a pessoa que você gostaria de ser.” ⠀⠀

E é interessante, porque essa consciência de que tudo começa na gente, é algo muito delicado.

A maioria das pessoas se sentem amarradas, presas a situações absolutamente imaginárias.

Algumas pessoas falam: Meu esposo é grosso, me ofende…

E eu falo: O que te prende a esse homem? 

Quando eu falo isso, eu te convido a pensar no que te prende a esse tipo de relacionamento, por que na medida que a pessoa muda, ela leva a outra pessoa a mudar.

Vamos supor que você é uma mãe e o seu filho te trata mal, te humilha.

Por que você tá saindo para chorar? Por que você não fala: Filho, não é assim!? 

E não adianta você achar que o outro vai se dar conta.

Você tem que ser firme, e muitas vezes essa pessoa vai ser mal educada com você, mas você tem que falar:

Eu não admito que você me trate desse jeito. 

No começo, isso pode parecer maluco, mas você vai ver que as coisas vão se resolvendo.

E outro ponto: Você não está preso!

Essa sensação de que você está preso a sua família, ao seu casamento, aos seus pais vai acabando conforme você vai elevando a sua consciência.

Então você vai lá e fala assim: Meu pai é muquirano!

Mas qual é o problema? Se o dinheiro é dele, está tudo bem ele ser muquirano.

O problema é que você não tá ganhando seu dinheiro!

Na hora que você começa a acordar cedo, a ter mais prazer de realizar um projeto legal do que ficar na cama, você vai pensar: “Ah, agora ele ficou mão aberta!

Não é que ele ficou mão aberta, é que agora que ele tá vendo que você tá trabalhando, ele não tá mais aterrorizado com a ideia de você não ter sucesso na sua carreira. 

Para você mudar, você tem que perceber que você não está preso a nada! 

Você só está preso a você.

Você não pode ser dependente dos outros.

Essa sensação de dignidade é fundamental na sua vida. É ela que vai fazer você fazer a transformação. ⠀

Com o tempo você vai perceber que na sua empresa, na sua família, na sua vida vai ter muito mais abundância.

Reflita sobre as situações nas quais você se sente preso, e perceba que ninguém é capaz de te prender. Só você é capaz de se sentir preso. ⠀

Você é livre para cuidar da sua vida.

Pode dar trabalho no processo de mudança, mas depois você vai ver que a sua vida merece uma grande revolução!

Roberto Shinyashiki

META; OU SUA EMPRESA TEM OU DEIXARÁ DE EXISTIR!

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Ok. Se você é empresário ou gestor, talvez sua empresa não morra por não ter metas.  Mas pode não crescer, estagnar, ou… nas melhores das hipóteses ter sucesso mesmo assim. Contudo, para não correr riscos, convém olhar com atenção esta ferramenta essencial da administração.

Rapidamente, convém lembrar que metas tem a ver com objetivos e orçamento. No nível estratégico o objetivo de vendas, por exemplo, é chegar a R$ 1.200.000,00 no ano. O orçamento, prevendo as receitas, despesas, investimento e reservas podem decorrer deste objetivo. Toda meta precisa ter origem num objetivo.

As metas estão no nível tático. Não adianta dizer ao vendedor que o “orçamento” de vendas para o determinado mês é de R$ 30.000,00.  Ele vai boiar. Agora, dizer que ele tem uma “meta“ de trinta mil reais “pra bater”, isso ele vai entender. Portanto, metas são os indicadores mensuráveis de desempenho a serem alcançados, para cumprir um objetivo.

Metas precisam ser escritas e atualizadas. Não adianta ter meta de venda na cabeça. Seria como um chapéu: na primeira ventania, voa! Meta exige controle, acompanhamento, cobrança: do próprio gestor e sua equipe. É necessário ser atualizada constantemente. Precisa estar sobre a mesa, no espelho do banheiro, na área de trabalho do seu computador, sempre à vista, por isso dizemos “gestão a vista”. Tenha na planilha duas colunas: orçado e realizado e confira! Vamos ao exemplo: Sua meta de vendas é de R$ 100 mil por mês, R$ 25 mil por semana, R$ 5 mil por dia. Assim, se vendeu R$ 3 mil num dia, no dia seguinte tem que vender R$ 7 mil: os 5 mil do dia + os 2 mil do dia anterior. “É pegada”. É cobrança!

Metas devem ser mensuráveis e com diferentes indicativos: Se o tópico é venda, fala-se em reais. Se seu objetivo é aumentar o prazo médio de compras, seu indicador é dias. Se a ideia é aumentar o número de clientes, é quantidade. As metas também podem transitar entre indicadores. Posso por exemplo, atingir um número de clientes(quantidade) e no mês seguinte rentabilizá-los (faturamento em reais).

Metas devem ser desafiadoras e alcançáveis. Trata-se de uma equação difícil, mas a prática traz o “time” certo. Se as metas são confortáveis, sua empresa cresce pouco ou nada. Se são muito além do possível são desestimulantes. Dica: avance no desafio, você não tem ideia onde pode chegar!! Mas se não está chegando, desacelere um pouco. Metas não alcançadas merecem uma análise mais detalhada. Metas alcançadas demonstram um esforço comedido. Metas superadas merecem aplausos.

Metas devem ser compensatórias ou punitivas: Se você gestor, ultrapassou a meta, oba! Comemore! Se não alcançou eleja uma autopunição, algo que você odeia fazer ou deixar de fazer. Exemplo? Se não cumpriu a meta, nada de happy hour com os amigos na sexta. E Lembre-se da história do burro: o burro ou corre atrás da cenoura ou corre da cenoura.

Portanto, a meta na sua empresa é questão de vida! Nascidas de um objetivo, escritas, atualizadas, mensuráveis, desafiadoras e compensatórias. Ah e uma última dica: as metas devem caber numa folha de papel (de um lado só!).

Então, elabore suas metas e bons negócios!

Alexander J C Range

SMART – Ferramenta Para Colocar Suas Metas em Prática

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A diferença entre as pessoas que realizam suas metas e aquelas que não; está na forma como se relacionam com as mesmas, ou seja, em como estruturam os seus resultados. Não adianta dizer simplesmente eu quero isso, sem delinear como, quando, porque, onde e como tudo será feito.

Colocar, por exemplo, um lembrete no espelho do banheiro falando sobre os 5 kg que deseja perder não basta. É preciso listar as ações que te levarão a ser bem-sucedido. Isso inclui definir prazos claros, investir em reeducação alimentar, no controle da ansiedade e em fazer exercícios com frequência. Não é mágica, mas sim planejamento.

Não basta apenas fazer uma lista de alvos soltos. Para conquistar resultados consistentes, tudo precisa estar bem detalhado, planejado e também ser um fator de motivação para você.

Neste sentido, o método SMART é uma poderosa ferramenta para estruturar os alvos e ajudar em sua concretização efetivamente. Consiste na tradução do acrônimo em inglês:

  • Specifics – Específicos;
  • Measurable – Mensuráveis;
  • Agreed – Alcançáveis;
  • Realistic – Realistas;
  • Timed – Datas e prazos.

Todos estes elementos, aliados à ação (colocar em prática), ajudam a definir, organizar e realizar suas metas de forma objetiva e acelerada.

TEORIA DE RELAÇÕES HUMANAS DA ADMINISTRAÇÃO

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Na Teoria Clássica da Administração, o trabalhador era tratado de forma mecânica. Com o surgimento da Teoria de Relações Humanas foram criadas novas perspectivas para a Administração, que tem como objetivo identificar os sentimentos e atividades dos trabalhadores e como esses dois pontos se interligavam.

Com isso, o homem passou a ser visto como “social” e não mais como “econômico”. O homem social possui um comportamento dinâmico e complexo, atuando como centro da discussão. Essa mudança é muito importante para as empresas, uma vez que a tomada de decisão precisa levar em consideração seus colaboradores e suas necessidades com relação ao trabalho.

Como surgiu a Teoria das Relações Humanas?

A Teoria das Relações Humanas surgiu durante a Grande Crise de 1929, que ocorreu devido à quebra da bolsa de valores de Nova York, onde os grandes empresários viram a necessidade de humanizar e democratizar a Administração, bem como a maneira como conduziam o tratamento dos trabalhadores que faziam parte de suas empresas. Foi uma forma de libertá-la dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica.

Até então, eles apenas conheciam como forma de tratamento aquela conceituada pela Teoria Clássica, que via os trabalhadores apenas como máquinas, que deveriam trabalhar por horas e horas, sob condições precárias de trabalho. Com o passar do tempo, e devido à crise de 29, a Teoria ou Escola das Relações Humanas trouxe novos conceitos, mostrando que uma das formas que as empresas poderiam utilizar para se recuperarem, era começar a analisar melhor as complexidades que envolviam seus colaboradores.

De acordo com os estudos desta nova e revolucionária Teoria, os trabalhadores deveriam, a partir de agora, ser tratados e vistos como seres humanos, com sentimentos, anseios e necessidades, derrubando por terra o tratamento que recebiam anteriormente, que os via apenas de forma mecânica. Além disso, este conceito teórico fez com que o homem passasse a ser enxergado como parte de um sistema social, com demandas sociais e biológicas.

Por fim, a Teoria das Relações Humanas da Administração também fez com empresários passassem a enxergar seus trabalhadores com necessidades de segurança, afetivas, de prestígio, em constante busca por aprovação social e de sua autorrealização.

Saiba mais: https://www.ibccoaching.com.br/portal/conheca-teoria-de-relacoes-humanas-da-administracao/

GESTÃO DO TEMPO E PRODUTIVIDADE

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Em 1748, o jornalista, diplomata e inventor americano Benjamin Franklin (1706-1790) escreveu a frase “tempo é dinheiro” no ensaio intitulado “Advice to a Young Tradesman” (“Conselho a um jovem comerciante”, em tradução livre). Provavelmente você já ouviu essa afirmação, não é mesmo? Com certeza ele não tinha a noção da popularidade que sua frase conquistaria.

Hoje em dia vivemos em um ritmo tão frenético que é cada vez mais comum ouvirmos pessoas se queixarem da falta de tempo para realizar suas atividades diárias. O que Benjamin Franklin quis dizer em outras palavras é: aproveite bem seu tempo. Você aproveita bem as suas preciosas horas?

Gerenciamento do tempo no dia a dia

Na vida profissional o gerenciamento do tempo se torna ainda mais importante, uma vez que temos que atender as demandas diárias da melhor maneira possível e dentro do prazo. A organização impacta diretamente no desenvolvimento positivo do trabalho e, consequentemente maximiza a produtividade.

Esse conceito também dá a oportunidade de expandir projetos, inovar, ser criativo, aplicar em capacitação, desenvolver trabalhos em equipe, investir na fora do trabalho e crescer profissionalmente e pessoalmente. Neste processo de arrumação, o passo fundamental é planejar as atividades.

Os profissionais que aprendem a gerir seu tempo também conseguem gerenciar melhor o stress e lidar com o inesperado, pois sabem discernir quais os “pesos” de suas demandas. Com isso também tem mais tempo para dedicar-se a sua vida pessoal e ao lazer.

“Texto extraído de artigo de José Roberto Marques”             

Para saber como você está utilizando o seu tempo acesse o endereço abaixo e faça o teste da Triade do Tempo:

http://www.triadps.com/testetriade/teste

COMPETÊNCIA COMUNICATIVA

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FALAR EM PÚBLICO – A habilidade que você pode construir

Você sente pavor de se levantar numa reunião da empresa e apresentar seu projeto. E se entrar em parafuso e tropeçar nas palavras? E se esquecer totalmente o que pretendia dizer? Isso poderá criar uma situação humilhante! Ou até pôr fim à sua carreira! E, quem sabe, a ideia em que você acredita nunca seja divulgada!

Esses temores podem tirar seu sono. Mas saiba de uma coisa: quase todo mundo já sentiu medo de falar em público. Estudos que pedem a pessoas para listar seus maiores medos costumam apontá-lo como o mais temido, superando o medo de altura, de águas profundas — e até da morte. Por que isso acontece? O microfone não esconde uma aranha venenosa. O risco de você cair do palco e morrer é zero. A plateia não vai atacá-lo com forquilhas. Então, por que essa angústia?

Porque há muita coisa em jogo. Não se trata só da situação momentânea, mas da nossa reputação em longo prazo. A maneira como os outros nos veem tem enorme importância. Somos criaturas essencialmente sociais. Desejamos o afeto, o respeito e o apoio dos outros. Em enormes proporções, nossa felicidade futura depende dessas realidades. Para nós, o que acontece num palco afeta substancialmente esses valores sociais, para o bem ou para o mal.

Entretanto, com a atitude mental correta, pode-se usar o medo como um trunfo valioso. Ele pode ser o elemento capaz de convencer o palestrante a se preparar de forma adequada.

Anderson, Chris. TED Talks: O guia oficial do TED para falar em público

INTEGRIDADE – COMO RECONHECER NAS PESSOAS

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Você já trabalhou com alguém que gosta de levar vantagem em tudo? Pode ser aquele que incentiva fofoca falando mal dos outros pelas costas, que empurra trabalho para o outro ou para debaixo do tapete ou ainda que cópia e cola as tarefas. Se você conhece alguém que já fez isso, saiba que isso é falta de integridade.

A integridade é uma daquelas características que a pessoa tem ou não tem. Não é possível ser “meio íntegro”. Esse atributo está relacionado diretamente a conduta ética, honra e educação. É a inteireza do que pensamos, dizemos e fazemos. É a congruência de nossas palavras e ações com relação ao mundo interno e externo. O indivíduo íntegro mantém sua conduta reta mesmo diante de situações em que poderia tirar algum proveito para si. O discurso, comprometimento e tomadas de decisões dele são orientados 100% do tempo pela ética, transparência e honestidade. Além disso, ele é alinhado com suas crenças, convicções e se destaca pelo alto grau de responsabilidade e dedicação em toda e qualquer atividade que se propõe a fazer.

Parece que ser íntegro é o fundamento básico para se trabalhar em uma empresa, não é mesmo? Porém, há funcionários que não entendem bem esse conceito ou que simplesmente não tem esse atributo.

Vou trazer uma situação hipotética para você. Imagine o líder de área chama o time para apresentar uma situação problemática pela qual a empresa está passando. No fim da explicação ele pede que cada um avalie o cenário e pense em uma solução para mostrar em uma reunião no dia seguinte. Seguindo a orientação, o funcionário estuda o que está acontecendo, reflete sobre o que poderia ser alterado, escreve sua ideia em um bloquinho de anotações e deixa na mesa. Na reunião, o líder pede que cada um apresente sua ideia. Antes dele mostrar a reflexão, o colega que senta ao lado dele todos os dias, tem a ideia exatamente igual. No fim do dia, ele conversa com esse colega e descobre que ele deliberadamente fuçou nas anotações e pegou a ideia.

A situação acima parece íntegra para você? Nem um pouco! Uma pessoa ética iria pensar em algo sozinho ou pedir ajuda aos colegas, mas jamais roubar uma ideia de outra pessoa. Uma pessoa com atitudes como a do colega tem tendência a ser mais competitivo e usar da filosofia de que “os fins justificam os meios”.

Não é preciso ser um constante vigilante no seu ambiente de trabalho. Até porque é preciso se concentrar nos afazeres. Mas é interessante ficar atento aquelas pessoas em que você ainda não estabeleceu uma relação de confiança

Fonte: https://www.ibccoaching.com.br/portal/artigos/integridade-como-reconhecer-nas-pessoas/

A IMPORTÂNCIA DE COMPARTILHAR CONHECIMENTO NO TRABALHO

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Compartilhar conhecimento no ambiente de trabalho é uma forma que as empresas têm de se manterem vivas e competitivas. Você pode incentivar a gestão do conhecimento dentro da sua empresa por meio de oficinas ou pelo EAD (Ensino à Distância), para que assim, seus colaboradores possam sempre contribuir para o melhor desempenho da organização.

Uma empresa competitiva precisa adquirir, renovar e disseminar o conhecimento que utiliza para operar seus negócios e se manter inovadora no mercado. Grande parte das organizações ainda não consolidou essa cultura, talvez por descaso ou talvez porque não saibam como agir de maneira efetiva, garantindo a segurança que necessitam.

Ainda há empresas que encontram dificuldades em gerir as estratégias da gestão do conhecimento, mesmo dispondo de conhecimento e inovação. Afinal, o que acontece com essas empresas? Em geral, as pessoas se portam como cumpridoras de tarefas, e talvez, por medo ou receio, não compartilham suas técnicas e conceitos. Com isso, acabam guardando para si o saber adquirido ao solucionar tal problema e ao enfrentar os desafios organizacionais, aprisionando o conhecimento que possuem.

Assim como também há as organizações que já avançaram nesse aspecto, contando com práticas, políticas de manutenção e desenvolvimento das pessoas responsáveis pelos resultados, porém precisam ganhar uma agilidade cada vez maior, adquirir e repassar conhecimento com rapidez e assim garantir que seus colaboradores estarão sempre preparados para solucionar problemas e oferecerem respostas satisfatórias.

Fonte: https://www.ibccoaching.com.br/portal/artigos/a-importancia-de-compartilhar-conhecimento-no-trabalho/

ENFRENTE OS PROBLEMAS COM A CABEÇA ERGUIDA

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A vida é imprevisível e suas circunstâncias fogem ao nosso controle, portanto os problemas são inevitáveis. Nesse sentido, não devemos dar importância à presença dos obstáculos, mas sim a forma como eles serão encarados, é preciso erguer a cabeça e enfrentá-los de frente.

As pessoas de sucesso enxergam o fracasso como uma oportunidade de crescimento, pois é através dele que nos tornamos melhores, descobrimos nossos limites e capacidades, quebramos paradigmas, superamos a nós mesmos.

Todo indivíduo possui um potencial infinito, e mais do que isso, o universo não nos delega um “fardo” mais pesado que nossa capacidade de carregar. Quedas acontecerão, mas saber se levantar é a chave para viver um vida plena e realizada.

Dicas simples para superar as adversidades

Confira abaixo sugestões práticas para lidar da melhor maneira com os problemas e obstáculos da vida:

Autoconhecimento

Durante o decorrer de nossa jornada desafios aparecerão inevitavelmente, portanto, viver requer coragem para lidar com os altos e baixos. Um indivíduo de coragem não é ausente de medo e inseguranças, no entanto, confia em sua capacidade para solucionar os problemas.

Se autoconhecer é o único caminho para obter clareza a respeito de suas potencialidades, bem como, conduzi-las.

Foque na solução

Sempre que temos um obstáculo adiante, o primeiro passo é nunca agir impulsivamente. Pare e analise a situação em questão, colocando em prática seu senso crítico e análise das possíveis soluções. Vale ressaltar ainda que, nem sempre as respostas são visíveis ou mesmo existentes, é preciso, portanto, que você ouse fazer diferente e crie o próprio caminho através de um novo olhar.

Postura Positiva

Em períodos de dificuldades, o hábito natural das pessoas é pensar como tudo pode dar errado, mas é justamente nestes momentos que devemos fortalecer nossas crenças positivas, pois a qualidade de nossa mente se concretiza em ações. Deste modo, passamos a lidar com os problemas com mais serenidade, criamos uma condição favorável de mente e atitudes para o alcance de resultados satisfatórios. Desistir: jamais!